Olá meus amores, aqui onde trabalho no Itá Thermas
Resort Spa, temos uma data bem especial, pois recebemos muitos adolescentes, e
há um tempinho chega a ser minha época do ano favorita, até porque é também o
mês do meus aniversário, eheh.
Portanto, neste post vou colocar 5 atividades que
gosto muito de fazer com os adolescentes.
Se joga com a gente e vamos aprender um pouquinho.
Caso você conheça mais atividades com adolescente
comenta pra gente também aprender.
Então vamos lá:
1- Datas Marcadas
Material Necessário:
Sacolas de plástico e cópias do material preparado.
Procedimento:
Prepare uma relação de data semelhante à do modelo abaixo e entregue uma cópia a
cada time. Inclua maior ou menor quantidade de datas dependendo do tempo disponível
para a atividade.
Material Necessário:
Sacolas de plástico e cópias do material preparado.
Procedimento:
Prepare uma relação de data semelhante à do modelo abaixo e entregue uma cópia a
cada time. Inclua maior ou menor quantidade de datas dependendo do tempo disponível
para a atividade.
Os times devem colocar
objetos que tenham essas datas marcadas como, por
exemplo, revistas, moedas, documentos diversos, produtos com data de fabricação. Só
é considerado um objeto por data e um mesmo tipo de objeto não pode ser repetido
para mais de uma data. Vence o time que juntar o maior número de objetos.
exemplo, revistas, moedas, documentos diversos, produtos com data de fabricação. Só
é considerado um objeto por data e um mesmo tipo de objeto não pode ser repetido
para mais de uma data. Vence o time que juntar o maior número de objetos.
Datas
Marcadas
1999:
|
1983:
|
1867:
|
2010:
|
1969:
|
2014:
|
2000:
|
1890:
|
1993:
|
1982:
|
Outra variação é colocar empresas que abriram neste
ano, ou pessoas famosas que morreram nestes anos, ou eventos catastróficos. O que
vale é a criatividade!!!
2-
PINOBOL
Jogam duas equipes. Vários cones (ou
baldes, bancos...) são espalhados aleatoriamente pelo pátio. Cada equipe fica
em fila lateral. Apenas dois jogadores (um de cada equipe) competem de cada
vez. O jogador da equipe A precisa "queimar" o adversário com uma
bola. O jogador da B tem como objetivo derrubar os cones, o mais rápido
possível e com qualquer parte do corpo. Quando o jogador da B é atingido, ele é
substituído pelo próximo da fila. O mesmo acontece com o jogador da equipe A
assim que arremessa a bola. Quando a fila termina, os papéis se invertem. Ganha
a equipe que derrubar todos os cones em menor tempo.
3-
SUECA
O jogo sueca para os adultos é
feita com bebia alcoólica, no nosso caso fazemos com água, ai o adolescente
diz:
- Pooow tia Docinho com água.
Tenho experiências bem engraçadas
pra contar desse jogo, onde uma das meninas dizia que estava bêbada de água,
kkk claro que depois de 22 copos de água até eu. Tenho outra história de um
rapaz que quase fez xixi na roupa pois não tinha a carta que o libera a ir ao
banheiro.
Então recreador, seja criativo, e
faça a motivação certa que ele gostam muito desse jogo.
Material: Copos descartáveis, galão
de água de 20 litros. Baralho.
Uma observação bem importante é que
se você buscar as regras na internet vai aparecer várias regras diferentes. No
meu caso eu sinto bem a turminha com quem estou trabalhando. E ai eu me
organizo da seguinte forma, Posso usar as regras normais as mais simples, ou
usar o aplicativo Sueca Brasil (porem cuidado com que tipo de adolescente você
está trabalhando as vezes esse pode ser um pouco mais pesado, eu aconselharia
você usar com a faixa de 16 em diante), ou também inventar suas próprias
regras. No caso, é minha maneira preferida de trabalhar. Mas vai de cada um.
Aqui vai as regras que eu acredito
ser a mais básica de todas:
Jogadores
sentam-se ao redor da mesa, o baralho é posicionado no meio da mesa. Definem
quem vai começar e o jogo segue em sentido horário. O primeiro jogador
pega uma carta do baralho, segue a classificação de cada carta:
§
A: Escolhe
uma pessoa para beber.
§
2: Escolhe
duas pessoas para beber.
§
3: Escolhe
três pessoas para beber.
§
4: Jogo do “Stop# – Quem tirou a carta do deque escolhe uma categoria e uma letra do
alfabeto e dá um exemplo. O próximo jogador tem que seguir o padrão. O primeiro
que errar ou não souber, bebe. Por exemplo: O jogador escolhe “carros com a
letra A”, e dá como exemplo “Audi”. O próximo diz “Astra”. O outro “Alfa
Romeu”, e assim por diante.
§
5: Imunidade: o participante
fica sem sofre punições ou beber por uma rodada.
§
6: Banheiro – O jogador que quiser ir ao banheiro SÓ PODERÁ ir
ao banheiro se tirar a carta de número 6, quem quiser ir ao banheiro deve
esperar até que tire um 6 do baralho, ou pode negociar com outro jogador
se este tiver a carta numero 6 e não quiser/precisar utilizar. Obs.: Se tirar a
carta e não quiser utilizar no momento, pode ficar com a carta apenas por
uma rodada, após isso, se não houve negociação, deve-se descartá-la. Ex. Tipos
de negociação: tomar X doses, pagar prenda, etc.
§
7: Jogo do “Pi” – O jogador que tirou a carta fala o número 1. O próximo jogador
fala o número seguinte (2) e assim por diante. A pegadinha é que todo múltiplo
de três deve ser substituído pela palavra “pi”. Então fica assim: Quem tirou o
três do deque fala “um”. O jogador à sua esquerda fala “dois”. O da esquerda
fala “pi”. O próximo fala “quatro”. O outro “cinco”. O outro “pi”, e assim
sucessivamente. Quem errar, ou demorar muito, bebe. Pode ser feito com o número
4 no lugar.
§
8: Regra Geral –Uma
das melhores cartas do jogo. Deixe sua criatividade e imaginação fluir agora.
Invente algo que todos ou alguns tenham que fazer por uma rodada, o criador da
regra tem o direito de excluir-se dela. Ex.: O jogador cria uma regra em
que todos os jogadores da mesa, menos ele, devem ficar com um dos olhos fechado
durante uma rodada. Ex2.: Se um homem tirou a carta, pode criar uma regra onde apenas
as mulheres devem ficar ajoelhadas até o final da rodada..
§
9: Continência – A carta é guardada e usa quando o jogador quiser.
Ao invés da continência, o jogador faz a continência.
§
10: Eu nunca: Todos
devem levantar cinco dedos (faço de cinco pois se houver muita gente, fica
muito cansativo, além de ser um jogo dentro do outro), e um por vez dizem uma
coisa que nunca fez na vida (não vale mentir), quem já fez a coisa mencionada abaixa
um dedo, aquele que abaixar todos deve tomar uma dose.
§
J: Todos
os homens da mesa bebem uma dose.
§
Q: Todas
as mulheres da mesa bebem uma dose.
§
K: Você
bebe uma dose
Depois de
abertas ou utilizadas (no caso de cartas que podem manter na mão) as cartas são
depositadas num monte de descarte. De tempos em tempos, embaralha-se esse monte
e junta-se as cartas ao deque encoberto. O jogo termina só quando os jogadores
desistirem e restar apenas uma pessoa.
4- PIF PAF, PUF
Material: aparelho de som e músicas de diversos ritmos
Os participantes não precisarão
ser divididos em equipes, eles ficarão espalhados pelo espaço.
O monitor explica previamente a atividade, dizendo
que toda vez que ele disse: PAF, os
participantes deverão continuar dançando no ritmo da música; toda vez que ele
disser: PUF, os participantes deverão
formar casais ou duplas para dançar a música que está tocando; e toda vez que
ele disser: PIF, os participantes ficarão
sem se mexer (estátua), até a ordem de PAF do monitor para eles voltarem a
dançar.
Feito isso, o monitor deverá tocar uma música e prosseguir com a
atividade utilizando as regras explicadas a todos.
Depois de falar um dos três comandos (PAF, PIF ou PUF), o monitor poderá
trocar de música, colocando outro ritmo e assim fazer com que os participantes
dancem diversos ritmos de músicas.
#Sugestão, vocês podem colocar mais palavras e mais ações
diferentes. Fica muito legal!
OBS: essa atividade poderá ser
utilizada em vários ambientes além do salão, pode ser realizada na piscina, na
quadra, pode ser realizada como atividade relâmpago ou ainda como atividade de
socialização. Só depende de sua criatividade.
*Essa atividade eu aprendi no site
do Tio Bill, um monstro da recreação.
5- Bejão
Eu amo essa atividade, e ela é ótima para o
primeiro dia em que os adolescentes chegam ao hotel, ou para quebra gelo.
Outra atividade que aprendi no site do Tio Bill.
Material: um batom para cada recreador
Todos os recreadores (menos um) devem estar escondidos pelo local que
será aplicada a atividade.
O recreador que ficou junto com os participantes deve explicar que a
partir do sinal, será cada um por si, podendo se preferirem andar em grupos,
duplas, etc, mas que somente o participante que chegar primeiro ao ponto de
partida com a marca de beijo de todos os recreadores vence a atividade.
Para deixar a atividade mais difícil, os recreadores devem estar
escondidos em esconderijos mais difíceis ou aumentar o número de recreadores
escondidos, ou ainda juntar as duas opções. Para deixar a atividade mais
engraçada, os recreadores podem se caracterizar com fantasias e afins.
OBS: eu publiquei essa atividade como “atividade
relâmpago”, pois sempre faço ela bem curtinha, mas se você preferir – seguindo as
dicas de aumentar o número de recreadores para serem procurados pelos
participantes ou deixar os esconderijos mais difíceis – pode facilmente
transformar essa atividade em um grande jogo.
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