5 ATIVIDADE PARA ADOLESCENTES



Olá meus amores, aqui onde trabalho no Itá Thermas Resort Spa, temos uma data bem especial, pois recebemos muitos adolescentes, e há um tempinho chega a ser minha época do ano favorita, até porque é também o mês do meus aniversário, eheh.
Portanto, neste post vou colocar 5 atividades que gosto muito de fazer com os adolescentes.
Se joga com a gente e vamos aprender um pouquinho.
Caso você conheça mais atividades com adolescente comenta pra gente também aprender.
Então vamos lá:

1-    Datas Marcadas
Material Necessário:
Sacolas de plástico e cópias do material preparado.
Procedimento:
Prepare uma relação de data semelhante à do modelo abaixo e entregue uma cópia a
cada time. Inclua maior ou menor quantidade de datas dependendo do tempo disponível
para a atividade.
Os times devem colocar objetos que tenham essas datas marcadas como, por
exemplo, revistas, moedas, documentos diversos, produtos com data de fabricação. Só
é considerado um objeto por data e um mesmo tipo de objeto não pode ser repetido
para mais de uma data. Vence o time que juntar o maior número de objetos.
Datas Marcadas
1999:
1983:
1867:
2010:
1969:
2014:
2000:
1890:
1993:
1982:

Outra variação é colocar empresas que abriram neste ano, ou pessoas famosas que morreram nestes anos, ou eventos catastróficos. O que vale é a criatividade!!!
2-    PINOBOL
Jogam duas equipes. Vários cones (ou baldes, bancos...) são espalhados aleatoriamente pelo pátio. Cada equipe fica em fila lateral. Apenas dois jogadores (um de cada equipe) competem de cada vez. O jogador da equipe A precisa "queimar" o adversário com uma bola. O jogador da B tem como objetivo derrubar os cones, o mais rápido possível e com qualquer parte do corpo. Quando o jogador da B é atingido, ele é substituído pelo próximo da fila. O mesmo acontece com o jogador da equipe A assim que arremessa a bola. Quando a fila termina, os papéis se invertem. Ganha a equipe que derrubar todos os cones em menor tempo.
3-    SUECA
O jogo sueca para os adultos é feita com bebia alcoólica, no nosso caso fazemos com água, ai o adolescente diz:
- Pooow  tia Docinho com água.

Tenho experiências bem engraçadas pra contar desse jogo, onde uma das meninas dizia que estava bêbada de água, kkk claro que depois de 22 copos de água até eu. Tenho outra história de um rapaz que quase fez xixi na roupa pois não tinha a carta que o libera a ir ao banheiro.
Então recreador, seja criativo, e faça a motivação certa que ele gostam muito desse jogo.

Material: Copos descartáveis, galão de água de 20 litros. Baralho.

Uma observação bem importante é que se você buscar as regras na internet vai aparecer várias regras diferentes. No meu caso eu sinto bem a turminha com quem estou trabalhando. E ai eu me organizo da seguinte forma, Posso usar as regras normais as mais simples, ou usar o aplicativo Sueca Brasil (porem cuidado com que tipo de adolescente você está trabalhando as vezes esse pode ser um pouco mais pesado, eu aconselharia você usar com a faixa de 16 em diante), ou também inventar suas próprias regras. No caso, é minha maneira preferida de trabalhar. Mas vai de cada um.

Aqui vai as regras que eu acredito ser a mais básica de todas:

Jogadores sentam-se ao redor da mesa, o baralho é posicionado no meio da mesa. Definem quem vai começar e o jogo segue em sentido horário. O primeiro jogador pega uma carta do baralho, segue a classificação de cada carta:
§  A: Escolhe uma pessoa para beber.
§  2: Escolhe duas pessoas para beber.
§  3: Escolhe três pessoas para beber.
§  4: Jogo do “Stop# – Quem tirou a carta do deque escolhe uma categoria e uma letra do alfabeto e dá um exemplo. O próximo jogador tem que seguir o padrão. O primeiro que errar ou não souber, bebe. Por exemplo: O jogador escolhe “carros com a letra A”, e dá como exemplo “Audi”. O próximo diz “Astra”. O outro “Alfa Romeu”, e assim por diante.
§  5: Imunidade:  o participante fica sem sofre punições ou beber por uma rodada.
§  6: Banheiro –  O jogador que quiser ir ao banheiro SÓ PODERÁ ir ao banheiro se tirar a carta de número 6, quem quiser ir ao banheiro deve esperar até que tire um 6 do baralho, ou pode negociar com outro jogador se este tiver a carta numero 6 e não quiser/precisar utilizar. Obs.: Se tirar a carta e não quiser utilizar no momento, pode ficar com a carta apenas por uma rodada, após isso, se não houve negociação, deve-se descartá-la. Ex. Tipos de negociação: tomar X doses, pagar prenda, etc.
§  7: Jogo do “Pi” – O jogador que tirou a carta fala o número 1. O próximo jogador fala o número seguinte (2) e assim por diante. A pegadinha é que todo múltiplo de três deve ser substituído pela palavra “pi”. Então fica assim: Quem tirou o três do deque fala “um”. O jogador à sua esquerda fala “dois”. O da esquerda fala “pi”. O próximo fala “quatro”. O outro “cinco”. O outro “pi”, e assim sucessivamente. Quem errar, ou demorar muito, bebe. Pode ser feito com o número 4 no lugar.
§  8: Regra Geral –Uma das melhores cartas do jogo. Deixe sua criatividade e imaginação fluir agora. Invente algo que todos ou alguns tenham que fazer por uma rodada, o criador da regra tem o direito de excluir-se dela. Ex.: O jogador cria uma regra em que todos os jogadores da mesa, menos ele, devem ficar com um dos olhos fechado durante uma rodada. Ex2.: Se um homem tirou a carta, pode criar uma regra onde apenas as mulheres devem ficar ajoelhadas até o final da rodada..
§  9: Continência – A carta é guardada e usa quando o jogador quiser. Ao invés da continência, o jogador faz a continência.
§  10:  Eu nunca: Todos devem levantar cinco dedos (faço de cinco pois se houver muita gente, fica muito cansativo, além de ser um jogo dentro do outro), e um por vez dizem uma coisa que nunca fez na vida (não vale mentir), quem já fez a coisa mencionada abaixa um dedo, aquele que abaixar todos deve tomar uma dose.
§  J: Todos os homens da mesa bebem uma dose.
§  Q: Todas as mulheres da mesa bebem uma dose.
§  K: Você bebe uma dose
Depois de abertas ou utilizadas (no caso de cartas que podem manter na mão) as cartas são depositadas num monte de descarte. De tempos em tempos, embaralha-se esse monte e junta-se as cartas ao deque encoberto. O jogo termina só quando os jogadores desistirem e restar apenas uma pessoa.
4-    PIF PAF, PUF

Material: aparelho de som e músicas de diversos ritmos
            Os participantes não precisarão ser divididos em equipes, eles ficarão espalhados pelo espaço.
O monitor explica previamente a atividade, dizendo que toda vez que ele disse: PAF, os participantes deverão continuar dançando no ritmo da música; toda vez que ele disser: PUF, os participantes deverão formar casais ou duplas para dançar a música que está tocando; e toda vez que ele disser: PIF, os participantes ficarão sem se mexer (estátua), até a ordem de PAF do monitor para eles voltarem a dançar.
Feito isso, o monitor deverá tocar uma música e prosseguir com a atividade utilizando as regras explicadas a todos.
Depois de falar um dos três comandos (PAF, PIF ou PUF), o monitor poderá trocar de música, colocando outro ritmo e assim fazer com que os participantes dancem diversos ritmos de músicas.
 #Sugestão, vocês podem colocar mais palavras e mais ações diferentes. Fica muito legal!
OBS: essa atividade poderá ser utilizada em vários ambientes além do salão, pode ser realizada na piscina, na quadra, pode ser realizada como atividade relâmpago ou ainda como atividade de socialização. Só depende de sua criatividade.

*Essa atividade eu aprendi no site do Tio Bill, um monstro da recreação.
5- Bejão
Eu amo essa atividade, e ela é ótima para o primeiro dia em que os adolescentes chegam ao hotel, ou para quebra gelo.
Outra atividade que aprendi no site do Tio Bill.

Material: um batom para cada recreador
Todos os recreadores (menos um) devem estar escondidos pelo local que será aplicada a atividade.
O recreador que ficou junto com os participantes deve explicar que a partir do sinal, será cada um por si, podendo se preferirem andar em grupos, duplas, etc, mas que somente o participante que chegar primeiro ao ponto de partida com a marca de beijo de todos os recreadores vence a atividade.
Para deixar a atividade mais difícil, os recreadores devem estar escondidos em esconderijos mais difíceis ou aumentar o número de recreadores escondidos, ou ainda juntar as duas opções. Para deixar a atividade mais engraçada, os recreadores podem se caracterizar com fantasias e afins.
OBS: eu publiquei essa atividade como “atividade relâmpago”, pois sempre faço ela bem curtinha, mas se você preferir – seguindo as dicas de aumentar o número de recreadores para serem procurados pelos participantes ou deixar os esconderijos mais difíceis – pode facilmente transformar essa atividade em um grande jogo.

Comentários